Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido conforme indicado pelo @CP001. 
@FSilva6, se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
@AntonioPinheiro, diga-nos, por favor, se o serviço se encontra associado à App NOS ou Área de Cliente. 
Obrigado
                
     
                                    
            Boa tarde,
Adquiri um cartão IOT GPS e necessito dos dados APN, com User e Password. Isto é requerido para eu poder realizar operações de configuração com o dispositivo SinoTrack GPS Tracker que detenho.
O número associado ao cartão é 933******.
Obrigado
                
     
                                    
            Boa tarde, @NUNO MIGUEL FERREIRA DA SILVA 
Agradecemos a sua mensagem e testemunho.
Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não. 
Pedimos, por favor, que teste a APN: iot-p , deixando em branco “user” e “password”. Em alternativa, insira o SIM num Smartphone e teste novamente no seu GPS. 
Obrigado
                
     
                                    
            Boa noite gostava se saber como ativar o lot. Obrigado 
                
     
                                    
            Boa tarde @André Luís Pereira Dias, seja bem-vindo ao Fórum NOS.
Estamos aqui para ajudar. Diga-nos, por favor, em que equipamento está a utilizar o IoT.
Obrigado
                
     
                                    
            Boa tarde.
Adquiri um cartão IOT GPS e durante a configuração dum equipo (tracker GPS) o cartão ficou “bloqueado” ?! 
Alguem sabe quantos SMS e kB , MB é possivel usar por dia ???
Como posso desbloquear o cartão ?
Obrigado.
                
     
                                    
            Bom dia @SOleg, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Os tarifários NOS IoT não dispõem de dotação de tráfego de dados móveis ou minutos e SMS’s, devido à configuração existente pela APN. 
Assim, não há um número que seja possível indicar. O bloqueio do serviço, em regra, é feito quando há uma utilização excessiva ou que se encontre num equipamento diferente daquele que serve a sua finalidade. 
Para desbloquear, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, número de contribuinte e o número do cartão NOS IoT para o perfil @Fórum. 
Obrigado,  
                
     
                                    
            Boa tarde, gostaria de saber se o SIM IoT da NOS é adequado para ser usado num contador totalizador de um sistema fotovoltaico.
Aqui estão os requisitos que o cartão deve ter:
 
“O cartão GSM que o Cliente adquire, deve assegurar os seguintes requisitos: 
- 	
Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
	 	- 	
Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
	 	- 	
Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
	 	- 	
Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
	 	- 	
Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
	 	- 	
Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.”
	 
 
Desde já agradeço.
                
     
                                    
            Boa tarde @RAFAEL FERNANDO MONTEIRO GOMES,
A solução que procura chama-se M2M Plus e está disponível para empresas. 
Soluções M2M - IoT - Comunicação eficiente | NOS Empresas 
Obrigado.
                
     
                                    
            @Jorge C obrigado pela resposta.
Não têm nenhuma solução destas, mas para particulares?
                
     
                                    
            	@Jorge C obrigado pela resposta.
	Não têm nenhuma solução destas, mas para particulares?
	  
A loja online tem aqui mas não encontro a informação sobre os 250Mb. Verifique neste tópico. 
Partilhe como resolveu com a comunidade aqui no Fórum NOS. 
Obrigado.
                
     
                                    
            Boa tarde @RAFAEL FERNANDO MONTEIRO GOMES,
Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C em esclarecer.
A solução IoT não se adequa por não permitir efetuar e receber comunicações.
A solução existente é a apresentada pelo @Jorge C, contudo, apenas para clientes empresariais.
Obrigado
                
     
                                    
            Olá @João H. 
Pelo o que tive a ver existe um comentário 
Sobre esta mesma situação e que a mesma ficou resolvida através de um cartão de internet móvel.
Podem confirmar que de facto esta solução é uma alternativa viável aos requisitos da E-Redes?
Cumprimentos.
 
                
     
                                    
            Boa tarde @RAFAEL FERNANDO MONTEIRO GOMES,
Agradecemos o seu testemunho.
Pelo que verificamos no site do fornecedor em causa é necessária uma solução M2M, pelo que não temos como garantir que outro tarifário NOS possa ser compatível com o equipamento em causa.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
                
     
                                    
            Tenho uma câmara de caça com a app ucon.
Não estou interessado em fazer o carregamento do cartão que vinha com a Câmara. 
O cartão IOT pode adaptar-se à mesma?
Em caso afirmativo como funciona? E como adquirir? Obrigado. 
                
     
                                    
            Boa tarde @Henrique Santos dos Santos,
Agradecemos a sua mensagem.
O Cartão IOT está disponível para usar em câmaras de vigilância. Verifique mais informações no tópico: 
 Pode aderir ao tarifário através da nossa loja online.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado,
                
     
                                    
                                    
            Boa tarde a todos, 
A numeração utilizada nos serviços de Internet of Things (IoT) e banda larga móvel (BLM) passará, a partir de setembro de 2025, a ser comum a todos os operadores. 
A principal alteração consiste na atualização da nova gama “49”, que substituirá, progressivamente, a atual gama “9X” na ativação e utilização de novos serviços. 
Assim, os números da gama “49” terão 12 dígitos, ao invés dos 9 dígitos, atualmente em uso. Esta mudança decorre do Regulamento n.º 1163/2024, publicado pela ANACOM, que define as regras para a atribuição e utilização da gama “49” no âmbito do Plano Nacional de Numeração.
Obrigado,